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3 cuidados nos treinos para evitar dores nos joelhos

Um dos problemas mais recorrentes em quem pratica exercícios periodicamente, são as lesões que se acumulam a cada recuperação mal feita dos tecidos que não foram reabilitados de maneira efetiva. Uma dorzinha alí, um desconforto ou um mal jeito que incomoda o dia a dia, são mais comuns do que se imagina e podem ser facilmente evitados. Por isso, segue 3 dicas importantes para você evitar dores nos joelhos após seu treino.

 

Desequilíbrio entre anterior e posterior da coxa

 

O equilíbrio das forças é essencial para a integridade física dos joelhos. A falta de exercícios específicos (flexões de joelho, stiff…) aliada à classificação errônea de alguns exercícios como sendo de posterior (agachamento sumô, leg press com pé para cima), leva a um trabalho deficiente dos músculos posteriores, agravando o desequilíbrio.

 

Leia também: Musculação na prevenção e tratamento de lesões

 

Excesso de atividades

 

É comum das pessoas acabar se envolvendo em muitas atividades (corridas, ginásticas, spinning, musculação…). Além disso prejudicar os resultados, diversos autores defendem que o excesso de uso é um dos principais causadores das dores patelofemorais.

Leia também: Porque ocorre a retenção de líquido após o treino.

 

Abusar da cadeira extensora

 

Acadeira extensora promove elevados picos de tensão no ligamento cruzado anterior e também de compressão patelofemoral. Use-a com moderação.

 

Sempre que sentir alguma dor, procure um médico e/ou especialista.

Fernando Henrique

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