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A importância de dormir bem

Um dos segredos para uma vida saudável é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas.

Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante – ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo.

Dormir menos que o recomendado (8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.

A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano urbano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções.

 

Conheça alguns mitos e verdades sobre o sono

 

Alimentos estimulantes à noite causam insônia?

Verdade: O consumo de produtos estimulantes, como: a cafeína, energéticos, pó de guaraná e mesmo a nicotina (tabagismo) podem realmente tirar o sono.

 

Faz mal dormir com plantas dentro do quarto?

Mito: As plantas fazem fotossíntese de dia e produzem oxigênio. À noite elas consomem oxigênio e eliminam CO2. A quantidade de CO2 eliminada é, de modo geral, muito pequena e insuficiente para causar qualquer problema a um ser humano.

 

Exercícios físicos à noite melhoram o sono?

Mito: Na verdade, a atividade física regular próxima da hora de deitar libera adrenalina e aumenta a temperatura corporal, situação antagônica ao sono adequado. A recomendação é evitar atividades vigorosas nas 3 horas que precedem o sono.

 

O consumo moderado de bebida alcoólica relaxa e melhora o sono?

Mito: O álcool dá sono e realmente relaxa algumas pessoas. No entanto, ele desorganiza a arquitetura interna do sono, tornando-o não reparador. Além desse efeito direto, ele também piora os episódios de ronco e apneia, causando micro despertares em quem ronca e atrapalhando o sono de quem está perto.

 

Quem dorme pouco, engorda?

Verdade: Diversos estudos relacionam a insônia ao ganho de peso. Isso ocorre, pois durante o sono liberamos leptina, hormônio da saciedade. Quem dorme pouco, acaba assaltando mais a geladeira de madrugada.

 

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Sugestões para dormir melhor

 

  • Tome um banho quente antes de se deitar;
  • Tente dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias;
  • Evite comer em horário próximo ao de ir dormir;
  • Evite alimentos gordurosos e doces;
  • Evite estimulantes como: café, refrigerantes, álcool e cigarro;
  • Evite beber muito líquido antes de dormir;
  • Não leve trabalho para a cama;
  • Procure se exercitar regularmente, porém não muito perto da hora de dormir.

 

Benefícios de uma boa noite de sono

 

  • Previne a obesidade;
  • Combate a hipertensão;
  • Controla o diabetes;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Fortalece a memória;
  • Previne a depressão;
  • Favorece o desempenho físico e mental;
  • Melhora o desempenho na escola e no trabalho.

 

Dica de suplemento

 

Morpheus 60 Cápsulas – Iridium Labs

 

O Morpheus Night Assist é um suplemento composto por L-triptofano, que auxilia na indução e na melhora da qualidade do sono. Além disso, colabora para o aumento da sensação de bem-estar.

 

Benefícios do Morpheus

 

  • Melhora no ciclo do sono;
  • Melhora o sono REM – sono relacionado ao bem-estar físico e psicológico;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Melhora do estado de alerta;
  • A suplementação com Triptofano aumenta os níveis de Serotonina e Melatonina no sangue, auxiliando contra distúrbios do sono Indução do sono.

 

Recomendações de uso

Consumir 1 cápsula, preferencialmente à noite.

Fernando Henrique

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