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Benefícios do Coco Para a Saúde

Coco é uma das frutas que mais trazem benefícios para nossa saúde, pode ser em fruta, o leite de coco, ou até mesmo o óleo, diversos nutrientes e vitaminas que fazem bem para o nosso corpo, Mais também tem os perigos de consumir em excesso.

O coco é uma fruta rica em substâncias essenciais e nutritivas, que além de tudo, possui um gostinho especial e saboroso. Ele vem do coqueiro, uma planta que pode chegar até a 30 metros de altura, visto que é comum em locais tropicais.

Tem ação sobre o sistema imunológico, controle dos níveis de gordura e colesterol sanguíneos, pode agir como aliado no processo do emagrecimento, e combater diversas doenças.

Também, tornou-se uma febre entre os cardápios de dietas, e assim, vem sendo industrializada e comercializada sob diversas apresentações: leite, farinha, óleo, água de coco, e muito mais.

Coco Alimento Saudável

Em alguns locais é uma fruta exótica, enquanto em outros, é base da dieta. Em alguns países, o consumo de coco chega até a 60%, como nos Tokelauanos (pequena porção do Pacífico Sul), sendo considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Isso ocorre pois é rico em propriedades antioxidantes, imunológicas, pleno funcionamento do metabolismo.

 Aumenta a energia e queima de gordura

Diversos estudos comprovam a perda de peso através do consumo de coco, e principalmente, do seu óleo.

Isso ocorre devido à presença de triglicerídeos de cadeia média presentes no óleo, que pode ocasionar a perda de mais de 100 calorias diárias.

Sendo assim, o consumo da substância pode ser uma aliada na alimentação saudável, exercícios físicos, e mais uma forma de acelerar sua perda de peso.

 

Possui diversas propriedades medicinais

Os ácidos graxos, provenientes das gorduras, podem ser tanto saturados como insaturados. Os últimos, são resultantes principalmente da industrialização de alimentos, e podem ter efeitos impactantes negativamente sobre seu corpo e saúde.

Porém, quando se fala em gorduras do coco, refere-se às saturadas: elas podem ter um efeito terapêutico sob diversos distúrbios do seu corpo. Isso contradiz os postulados de que as gorduras trazem apenas problemas cardíacos e aumentam as chances de infarto.

O coco ajuda a inibir o apetite

Outra propriedade natural e benéfica do coco foi encontrada: a de suprimir e reduzir o apetite. Já que por mecanismos fisiológicos, ele pode te ajudar a queimar calorias.

O alimento tem uma ação fantástica sobre a hidratação corporal

Sabe-se que a fruta possui uma alta porcentagem de água e minerais, que ajudam a manter os níveis do seu corpo, garantindo a hidratação.

Sendo assim, o coco vem se tornando um aliado dos atletas, principalmente em treinos ou competições, onde o suor é excessivo, e pode ocasionar problemas de desidratação aos atletas.

Vem sendo recomendado na gravidez

A recomendação está associada com o tópico anterior: o da hidratação. Considerando que o coco pode ser um isotônico natural, e que a grávida possui 3 litros a mais de água no seu corpo, ele pode se tornar um excelente aliado.

Além de muito líquido, o coco possui em sua composição muitos eletrólitos importantes, que ajudam na manutenção do equilíbrio corporal.

Efeitos Colaterais e Contra Indcações

Existem sim alguns efeitos colaterais, porém eles são raríssimos, se comparados aos benefícios que o produto traz. Porém, é essencial que você esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais, e esteja atenta a eles. É essencial que consulte um nutricionista ou médico para ter mais informações.

  • Aumento dos níveis de colesterol: Consumo em excesso e rotineiro do coco pode elevar os níveis do colesterol “ruim” em nosso corpo
  • Risco aumentado para hipertensão: O coco é rico em gorduras saturadas. Deve-se ter um cuidado especial, pois ao mesmo tempo que elas são benéficas, podem ser responsáveis por elevar a pressão arterial e ocasionar problemas cardíacos.
  • Distúrbios intestinais:  No nosso intestino vivem inúmeras bactérias benéficas, que auxiliam no processo da digestão. O coco pode matá-las, ocasionando desequilíbrio intestinal.
  • Diarreia: Ocasionada principalmente pelo óleo de coco, e também relacionada a propriedade antimicrobiana abordada no tópico anterior.
  • Aumento de reações alérgicas: Consumindo o alimento regularmente, você aumenta as chances de desenvolver reações alérgicas. Elas podem ser de leves a graves, variando de erupções cutâneas a até mesmo faltas de ar e vômitos.

Consulte um nutricionista para verificar a possibilidade de uso rotineiro do coco.

  • Pessoas hipertensas ou com problemas renais devem evitar o consumo em excesso, já que a água de como é rica em sódio e potássio.
  • Diabéticos devem evitar o excesso de água de coco por causa da quantidade de carboidratos.

Para todos esses 2 grupos citados, consulte antes seu médico ou nutricionista, caso queiram ingerir a água de coco diariamente.

 Apresentações do Coco

Coco Branco: Consiste na forma pura do fruto, que contém diversos flavonóides: substâncias que combatem e evitam doenças cardíacas, a formação de tumores e cânceres, matam patógenos (como vírus, fungos e bactérias), e ainda ajudam na produção de enzimas pelo corpo.

 Água de coco: Declarada pela sua facilidade de consumo. Sabemos que o coco é um alimento formado majoritariamente por água. Sendo assim, possui propriedades capazes de manter a hidratação corporal, ou até mesmo repor os líquidos e eletrólitos perdidos. Ele é considerado um isotônico natural, pois além da água, contém outros íons importantes: cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro, vitaminas do complexo B, A e C.

Óleo de cocoUtilizada muitas vezes, para procedimentos estéticos, como hidratação dos cabelos e da pele. Também, possui efeitos medicinais, devido a propriedades que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Age diretamente sobre a tireoide, melhorando o seu funcionamento. Também, tem ação na intensificação da queima de gorduras, que pode chegar a até 100 calorias diárias, aumentando seus efeitos se aliada à uma dieta saudável e prática regular de exercícios físicos.

Além de todas as vantagens medicinais, existem lugares que oferecem farinha de coco e ela pode substituir a farinha comum. Sendo assim, pode ser utilizada na confecção de bolos e bolachas, e muito mais.

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