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Dicas para não fugir da dieta nas festas de fim do ano

 

Será que valeria a pena comprometer o trabalho de um ano todo por alguns momentos de prazer? Certamente não! Por isso, veja algumas dicas de como você pode aproveitar as festas de final de ano sem comprometer os seus resultados.

 

Não fique muito tempo sem comer

 

Um erro que algumas pessoas podem cometer é ficar horas sem comer no dia da ceia de Natal ou da comemoração de Ano Novo, pois sabe que na hora da festa vai ter muita comida e deseja compensar a comilança que está por vir. O risco que elas correm é de chegar ao local da festa com um buraco no estômago por conta da fome e acabarem exagerando demais na alimentação, comendo muito mais do que deveriam e ganhando os quilinhos extra das comemorações de fim de ano. Por isso, é bem melhor manter a alimentação normal, se possível comer de três em três horas, e chegar satisfeito na hora da festa. Assim, é possível matar a vontade de comer os quitutes, ingerindo quantias moderadas e não prejudicar tanto a dieta.

 

Deixe o álcool de lado

 

Sim, é difícil pensar em uma festa de final de ano sem um espumante ou um bom vinho. Porém, se você for beber, beba nas menores quantidades possíveis. Por que? Simplesmente por que o álcool além de ser um nutriente vazio, ou seja, um nutriente que acrescenta apenas calorias (sem vitaminas, minerais ou mesmo efeitos benéficos no metabolismo energético), ele também compromete os resultados do praticante de musculação, na medida em que o faz liberar excessos de insulina, deprime seus níveis de glicogênio muscular, aumenta os níveis de desidratação corpórea, compromete o bom funcionamento hepático, deprime os níveis de testosterona e de GH, entre outros pontos. O álcool é uma das piores escolhas as quais você pode fazer não somente em festas de final de ano mas, em quaisquer outras épocas do ano. Se você estiver usando algum tipo de suplemento relacionado com hormônios ou mesmo hormônios sintéticos, tire por completo o álcool de cogitação, pois isso não somente comprometerá os resultados, mas afetará grandemente a saúde.

Cuidado com opções aparentemente saudáveis

 

Muitas pessoas cometem erros cruciais pode alguma falta de conhecimento na hora de selecionar os alimentos. Por exemplo, muitos acreditam que uma salada de frutas seja melhor do que um pedaço de pudim. A grosso modo, podemos dizer que sim, mas, e se essa salada de frutas tiver adicionado creme de leite, leite condensado será tão mais saudável assim?

Ainda falando de calorias, mas no caso das bebidas, será mesmo que um suco de frutas ou pior, um néctar de frutas é mesmo mais saudável do que um corpo de refrigerante zero? Certamente não, pois o teor de frutose do suco aliado a falta de fibras é extremamente prejudicial ao corpo.

Sim, nem sempre as opções que parecem ser mais saudáveis, de fato são. É necessário entender a base do que está composto ali naquela preparação para então conseguir entender o que é ou não melhor. Além disso, considere que, moderando as quantidades de alimentos ingeridos, fica muito mais fácil conseguir obter um bom controle e da mesma forma, para permitir com que você coma de tudo um pouco.

 

Procure alimentos proteicos

 

Alimentos proteicos são excelentes e relativamente fáceis de serem encontrados em quaisquer festas de final de ano. Peru, assados de aves (chester, frango etc), assados suínos magros (tender, lombo sem a capa de gordura, pernil sem gordura etc), peixes diversos e outros pescados ou mesmo a boa e velha carne do churrasco são excelentes opções.

O consumo proteico auxiliará na manutenção da massa muscular, pois garantirá substratos necessários para a síntese proteica, auxiliará no menor consumo de outros alimentos, pois eles promovem mais rapidamente e por mais tempo a saciedade e ainda são extremamente saborosos.

Alimentos de origem animal ainda fornecerão boas quantidades de vitaminas e sais minerais os quais muitas vezes não são encontrados (pelo menos não em boas e biodisponíveis quantidades) em alimentos vegetais e também boas quantidades de lipídios, favorecendo o controle glicêmico nas refeições, fornecendo ácidos graxos essenciais (família do ômega) e, claro, favorecendo a síntese hormonal endógena.

 

Hidrate-se com água ao invés de outras bebidas

 

Quando não estamos bem hidratados, corremos o risco de confundir a fome com a sede e acabamos comendo mais sem que haja necessidade. Além disso, beber bastante água ajuda a proporcionar a sensação de saciedade do organismo e a evitar que comamos exageradamente.

 

Não passe fome

 

Tem muita gente que antes da ceia de Natal, ou Ano Novo, normalmente passa o dia inteiro sem comer, só pra abusar de comer na ceia. O que ocorre é que, além disso ser algo ruim para o corpo por gerar primeiro muito catabolismo e depois uma grande descarga metabólica, você ainda corre o risco de passar mal e ter problemas digestivos. O ideal é que você coma adequadamente e com certa frequência, pelo menos para manter o metabolismo em estado normal. Quanto mais você foge do que faz em seu dia-a-dia piores serão os prejuízos. Portanto, lembre-se de que alguns momentos não valerão todos os seus esforços passados.

 

Não pule o café da manhã no dia seguinte

 

Da mesma forma, não descuide no café da manhã no dia posterior a festa, mesmo que você vá comparecer a outro evento na hora do almoço. Além de ser uma maneira de manter o metabolismo acelerado, se alimentar logo pela manhã é uma forma de manter o corpo saciado e não exagerar nas refeições que estão por vir.

 

Conclusão

 

Chega o final do ano e grande parte das pessoas jogam os resultados que lutaram para conseguir o ano todo na lata do lixo. Realmente, não é fácil conseguir fugir da comilança exagerada e dos abusos durante as festas de final de ano. Mas tenha em mente os benefícios que esses esforços irão trazer para o seu corpo e saúde a longo prazo e não deixe que isso prejudique o tempo agradável que você tem para passar com a sua família e/ou amigos.

Certamente, com bom-senso e moderação, será possível conquistar resultados surpreendentes, bem como, mantê-los.

Fernando Henrique

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