0

Gel de Carboidrato Tudo o que você precisa Saber

O mercado de Suplementação é vasto, existem produtos para diversos tipos físicos e bolsos também. A cada ano entra muitas novidades no mercado prometendo ajudar vários praticantes de esportes em suas necessidades diárias.

O carboidrato em gel é um desses produtos que prometem suprir as necessidades de praticantes principalmente de corridas, mais você sabe a sua verdadeira utilidade.

Gel de Carboidrato Para que serve? Qual o melhor?

Ele é conhecido hoje como um suplemento para os treinos ou até mesmo para provas muito longas e fornece ao corpo uma absorção rápida de glicose, melhorando ainda mais o condicionamento físico e retardando dores corporais e fadigas que decorrem da atividade física. Seu principal objetivo é fornecer uma maior energia durante a prática de exercícios físicos.

Como Funciona?

O gel de carboidrato tem como função ser utilizado como um tipo de suplemento que ajuda a manter de forma pratica a quantidade mínima de carboidrato permitido no corpo, fornecendo assim, energia constante durante as atividades físicas. Minimiza a perda muscular, para que assim, o carboidrato  passe a ser utilizado como fonte primaria de energia durante toda a atividade física exercida.

Quando Tomar?

Atividades físicas com duração de até uma hora, o praticante deve consumir somente água, ou seja, nada de carboidrato em gel. Quando o exercício durar mais do que uma hora ou for de alta intensidade, aí sim o produto ou uma bebida isotônica podem ser utilizados. O ideal é ingerir o carboidrato em gel a cada 40 ou 45 minutos de prova, sempre acompanhado de água. Por ser concentrado, o produto requer a companhia do líquido para que seja processado com maior facilidade, sem contar que a ingestão do carboidrato em gel sem a água deixa um gosto forte na boca, que é difícil de tirar depois. A quantidade certa do gel de carboidrato que deve ser ingerida muda de pessoa para pessoa, por essa razão que antes de você começar a utilizar é necessário ler o rotulo da embalagem para ver a quantidade por embalagem, e também, é essencial seguir orientação profissional, para que assim você não tenha nenhum tipo de efeito colateral por causa do consumo em excesso.

Sua Composição

A composição do Carboidrato em vai depender muito de uma marca para outra, mas os principais componentes presentes  são:

  • Whey Protein (proteína do soro do leite)
  • BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), para reconstrução muscular;
  • Vitaminas C e E (Evita lesões e protege os tecidos musculares);
  • Alguns podem conter também cafeína, a grosso modo falando, a cafeína ai serve para dar a sensação que você não está fazendo tanto esforço;
  • Histidina (neutraliza o ácido nos músculos);
  • Principal componente presente nos géis é o carboidrato, no caso, o carboidrato complexo maltodextrina. A Maltodextrina garante a energia durante a prática de exercícios.

Outros tipos podem apresentar  Dextrose, Waxy Maize e D-Ribose.

Melhor Gel de Carboidrato

Não existe apenas uma marca boa de gel, várias existentes no mercado podem proporcionar benefícios e você precisa saber, qual fornece a composição ideal para seu objetivo. Das marcas mais conhecidas no mercado, temos o gel de carboidrato Carb UP da ProbióticaGU Energy Gel e o repositor energético GO da Atlhetica Nutrition.

Engorda?

Se consumido em excesso, pode engordar sim, pela quantidade de calorias, já que a base da composição desses géis é o carboidrato. Seguindo orientação e consumindo apenas quando necessário, não existe risco de engordar com o gel de carboidrato.

Ingerir o gel de carboidrato não é para qualquer um, por essa razão é importante ficar atento as indicações que damos e procure sempre um nutricionista. A ideia é sempre obter os benefícios do produto e tentar evitar ao máximo os efeitos colaterais que podem decorrer.

Corpo Fit Suplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *