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Hipercalórico, Quem pode Consumir?

O Hipercalórico nada mais é do que uma junção de macro e micronutrientes juntos em uma única solução. Em média sua composição é entre 70-80% oriunda de carboidratos 10-15%de proteínas e 5-10% de gordura. Alguns deles apresenta uma maior quantidade de proteína mantendo relação de 2 carboidratos para 1 proteína e são chamados de hiper proteicos. Os minerais e vitaminas adicionados a mistura formam o ambiente propício para o anabolismo muscular, uma vez que as vitaminas e minerais agem diretamente no metabolismo dos macronutrientes e mantém a homeostasia interna corpórea.

É ideal para quem tem um gasto energético total muito alto e não conseguem suprir somente com a alimentação. Quem se beneficia da solução hipercalórica são atletas e indivíduos que não tem tempo para fazer uma refeição sólida, ou sentem desconforto em apenas uma refeição ingerir em média cerca de 900-1000Kcal.

Tem como principais benefícios

  • aumento do peso, tanto em percentual de gordura quanto de massa magra;
  • reconstrução e ganho de massa muscular;
  • balanço energético da dieta;
  • melhor desempenho durante os treinos.

Esse suplemento é um dos mais consumidos nas academias. Em um estudo realizado com jovens com idade entre 15 e 25 anos que frequentavam academias na cidade de São Paulo, 81% dos participantes afirmaram que consumiam suplementos hipercalóricos. Os maiores consumidores dessa substância, segundo a pesquisa, são do sexo masculino.

Para aqueles que usam o hipercalórico juntamente com o treino de musculação tendem a ganhar mais massa magra do que aumento de tecido adiposo. O carboidrato é utilizado como fonte de energia durante os treinos e como está em alta concentração é possível manter o treino por mais tempo. Assim, você conseguirá fazer um tempo maior de treino e, consequentemente, pode garantir maior hipertrofia.

 

 Qual o melhor momento para tomar?

 Não há um consenso entre os profissionais sobre qual o melhor momento para ingerir o hipercalórico. A recomendação é que esse suplemento seja consumido junto com alguma refeição que tenha baixo valor nutricional e não será capaz de oferecer o suporte necessário para os treinos.

Não é aconselhável substitui-lo pelas refeições. O hipercalórico é comercializado na forma de pó e pode ser misturado com facilidade em água, suco, shakes, vitaminas de frutas, nos lanches ou no café da manhã. Para aqueles que fazem musculação e usam o hipercalórico como único suplemento, o ideal é que seja consumido imediatamente após o treino misturado como água. Porém, o Whey Protein continua sendo a melhor opção para esse momento. Misturar com leite também é uma boa opção já que aumentaria o aporte de proteínas. De preferência, escolha o leite desnatado.

 

Principal público

Indicado para o público que está iniciando na musculação e estão abaixo do seu peso, também para outros esportistas que gastam muitas calorias durante seus treinos e praticantes de algum tipo de arte marcial, usam os hipercalóricos como energizantes.

Ectomorfos que na maioria se caracterizam por estarem á baixo do peso e com dificuldades de ganhar massa muscular, devido ao seu metabolismo ser muito rápido e a queima de calorias ser mais intensa, também tem encontrado nos hipercalóricos um auxilio para hipertrofia.

Após o individuo atingir o peso ideal, o mais indicado é ele substituir os hipercalóricos pela Whey Protein e Dextrose. Já que como pode ser visto na composição nutricional dos hipercalóricos, eles possuem grande quantidade de MaltoDextrina, carboidrato de alto índice glicêmico, que em excesso, pode causar o acúmulo de gordura. 

 

Ele não é indicado para qualquer pessoa.

Se você é saudável e não possui nenhuma alteração no metabolismo, uma dieta balanceada é ainda a melhor opção. Além do mais, é ideal que o consumidor esteja praticando exercícios físicos de maneira intensa e que querem aumentar muito a sua massa magra.

Pessoas com problemas hepáticos ou renais devem tomar cuidado pois o excesso de proteínas sobrecarregam esses órgãos.

Pessoas com diabetes ou que tenha propensão para o desenvolvimento da doença, devem consultar um médico primeiro.

 

Efeitos colaterais

A primeira informação importante a saber é que todo hipercalórico, assim como todos os outros suplementos, só devem ser usados segundo prescrição do nutricionista. Esse tipo de suplemento possui uma quantidade de calorias variável a depender do fabricante. Então, se você não procurar a ajuda  de um profissional você pode estar ingerindo muito mais ou muito menos do que realmente precisa para ter os resultados desejados.

Tudo em excesso faz mal

Os carboidratos em excesso além de engordar, também podem causar consequências negativas para a saúde. Num primeiro momento, o hipercalórico podem causar uma elevação nas taxas de insulina e, num segundo momento, pode ocorrer o efeito rebote e hipoglicemia. Muito carboidrato pode causar náusea, vômito e até mesmo diarreia.

Não é recomendado tomar Hipercalórico em dias que não treina, pois seu gasto calórico é menor do que dos outros dias, podendo causar um acúmulo maior de gordura, nos dias que não tem treino, mantenha apenas a alimentação saudável.

Os hipercalóricos variam muito o preço, marca e sabor. Para algumas pessoas o preço pode ser muitas vezes salgado, pois consome outros suplementos

Dicas de como substituir Hipercalórico e manter toda a energia que necessita

Receitas que substituem Hipercalóricos

Dica 1

Ingredientes:

  • 1 banana média;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado moído; (ou pasta de amendoim)
  • 40 gramas de maltodextrina;
  • 40 gramas de aveia (4 colheres de sopa);
  • 400 ml de leite integral ou, para quem tem intolerância à lactose, leite de coco;
  • uma medida de Whey 3W Black Skull (melhor custo x benefício);

 

Como fazer: bata tudo no liquidificador.

Calorias totais: Aproximadamente 900 kcal por dose.

 

Dica 2

Ingredientes:

  • 2kg de farinha de aveia;
  • 1kg de achocolatado;
  • 500 gramas de whey protein pode ser substituído também por albumina

 

Como fazer: bata tudo no liquidificador.

 

Para cada porção de 140 gramas (equivalente a 6 colheres de sopa):

  • Calorias totais: 555 kcal;
  • Carboidratos: 76 gramas;
  • Proteínas: 30 gramas;
  • Gorduras: 15 gramas;

 

De modo geral o Hipercalórico pode ser consumido sem medo, lembrando de procurar um nutricionista para saber qual a melhor quantidade para seu metabolismo, além disso oferece vários benefícios garantindo o ganho de massa magra, dando mais força para os treinos e auxiliando a dieta.

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