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Isotônicos e seus Benefícios

Durante a prática de atividades físicas sejam elas musculação ou até mesmo atividades ao ar livre, nosso corpo perde alguns nutrientes e minerais, que devem ser repostos logo e a melhor opção nesses casos são os isotônicos.

A perda de água e minerais pode causar desidratação, além de provocar a perda do rendimento físico, mal-estar e outros problemas causados pela hiponatremia (deficiência de Sódio), devido a deficiência desses minerais no organismo. Portanto, a hidratação e a reposição eletrolítica é essencial para o bom desempenho físico e a manutenção da saúde de forma geral.

Lembrando que exageros fazem mal a saúde, é importante beber muita água durante a prática de atividades físicas. Os Isotônicos devem ser consumido com moderação e em situações específicas.

O que você precisa saber

As bebidas isotônicas são aquelas compostas por água, vitaminas, minerais e carboidratos de rápida absorção. A água de coco, o soro caseiro e os isotônicos industrializados são alguns exemplos.

Estas bebidas apresentam concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas facilmente para a corrente sanguínea, e devem ser saborosas e refrescantes.

A principal função do isotônico é repor a perda de eletrólitos como o sódio, o potássio, entre outros nutrientes, e também a perda de água e de glicose causadas pela transpiração excessiva.

Benefícios

Tomando isotônicos você estará retardando a fadiga muscular, a hipoglicemia e a hipotensão, prevenindo a queda do desempenho físico, fornecendo energia para os músculos e preservando suas reservas de carboidratos, quando consumida durante o treino. A ingestão de carboidratos durante a reidratação é vantajosa para a reposição do glicogênio muscular. Bebidas isotônicas também podem ser consumidas apenas após o treino, com a intenção de repor o que foi perdido.

O consumo da bebida industrializada não é indicado para todos, pois o excesso de minerais também é prejudicial, podendo causar alteração de pressão, náuseas e outros sintomas. Muitas vezes tomar apenas uma água de coco já repõe os nutrientes perdidos, além de gostosa e refrescante é natural, além da água de coco o consumo de água durante todo o dia ainda é a melhor opção para o bom funcionamento do seu corpo.

A ingestão de água para hidratação pode reduzir a concentração de sódio plasmático, o que estimula a produção de urina, reduz a vontade de consumir mais bebida e atrasa o processo de reidratação.

O consumo destas bebidas devem seguir as suas necessidades nutricionais, de acordo com a sua alimentação e treino. Para saber se as bebidas isotônicas são indicadas para você consulte um nutricionista ou médico.

 

 

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