0

Musculação na prevenção e tratamento de lesões

Está muito enganado quem acha que a academia é só para quem quer ficar forte e repleto de músculos. Outra função muito importante da musculação, a prevenção de lesão e reabilitação das mesmas. Lesões em músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos que ocorrem com facilidade no esporte ou no dia-a-dia, seja por desequilíbrio muscular, atrofia, encurtamento, uso excessivo entre outros.

Falar em prevenção pode ser complicado, porém um trabalho de fortalecimento muscular faz com que o corpo seja capaz de suportar um maior impacto e tenha mais preparo, para que dessa forma o risco de lesão diminua.

É importante ressaltar que cada caso é um caso. Pessoas com músculos abdominais e dorsais enfraquecidos são mais propensas a desenvolver uma lesão nas costas ou um desvio na coluna, que poderá se tornar algo mais sério (artrose, hérnia de disco), problemas clássicos para quem fica horas na frente de um computador, por exemplo.

Quando a lesão é mais séria, o tratamento começa na sala de fisioterapia, onde aos poucos os movimentos da articulação e/ou músculos lesados vão sendo recuperados. Após essa etapa ou quando a lesão não é tão grave, o tratamento continua com a musculação para que ocorra a recuperação da força perdida e do equilíbrio muscular.

 

Em caso de dúvidas, consulte um médico.

Fernando Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *