0

O que é Maltodextrina e quais seus benefícios?

A maltodextrina é um carboidrato complexo proveniente do amido, normalmente de milho, mas pode ser de outros alimentos, com a mandioca. Ela é constituída por polímeros de glicose e apesar de ser um carboidrato complexo, esses compostos de açúcar são mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Este suplemento é orientado para pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração e também para quem faz musculação. Quando consumida antes do treino a maltodextrina irá garantir que o corpo tenha as quantidades corretas de glicose para a prática segura de exercícios, poupando as proteínas teciduais e evitando a hipoglicemia.

Ao ser ingerida após os treinos a maltodextrina ajuda a repor o glicogênio muscular, assim ela evita que as proteínas sejam utilizadas como fontes energéticas, favorece a absorção desta substância pelos músculos e contribui para a melhor recuperação muscular. Para os praticantes de atividades físicas o consumo da maltodextrina pode ser mais interessante do que o de outras fontes de carboidratos, como o arroz ou o macarrão, porque sua absorção é mais rápida e seu consumo mais prático, pois é comercializada em pó ou em gel.

 

Gerando Energia

 

Como a Maltodextrina é capaz de garantir a gradual e intensa liberação de glicose para suprir as demandas energéticas do corpo, as proteínas não precisam sair de sua função principal para suprir o papel dos carboidratos, que é de garantir energia. Assim, as proteínas podem ocupar-se quase que totalmente em construir os tecidos musculares, otimizando esse seu papel.

 

Quem pode consumir Maltodextrina?

 

Por seu alto teor energético, esse composto é indicado para atletas, como tenistas, jogadores de futebol, maratonistas, nadadores, praticantes de musculação intensa etc. Não é aconselhável para os que praticam atividades físicas leves ou moderadas, já que uma alimentação balanceada é capaz de fornecer todas as taxas energéticas necessárias para esses tipos de exercícios.

Pessoas com diabetes, com triglicérides elevado, gestantes, lactantes, idosos, crianças e portadores de outra patologia não devem consumir esse tipo de suplemento (ou devem fazer isso com cuidado).

 

Maltodextrina Engorda?

 

Com todo esse ganho energético que a Maltodextrina gera, fica a pergunta: Maltodextrina Engorda?

A verdade é que, por ser um suplemento energético, a Malto possui uma grande quantidade de calorias por porção (em média, a dosagem diária gira em torno de 400 calorias – em 6 colheres de sopa de maltodextrina). Se todo esse fornecimento de energia não for queimado durante a prática, a maltodextrina engorda sim, e muito. É acumulada em forma de gordura. Por isso não é recomendada para pessoas que treinam pouco ou praticam exercícios leves.

 

Fernando Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *