0

Para que serve o colágeno?

O colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar dinheiro em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.

Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais), passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.

Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.

Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.

 

O Colágeno engorda?

 

Não, o colágeno não engorda. Ele é uma proteína, e tem calorias, mas ele sozinho não vai engordar não. Ah não ser que você abuse da alimentação e ainda complemente com o colágeno, aí sim irá engordar. O lado bom da história é que o colágeno ajuda a tirar a fome então pode ser até que, quem toma colágeno frequentemente possa emagrecer.

 

Suplementos

 

Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (este um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação.)

 

Dica de suplemento: Colagentek

 

O Colagentek da Vitafor é um suplemento formulado a base de colágeno hidrolisado e enriquecido com vitaminas para potencializar seus efeitos. Colagentek foi desenvolvido especialmente para aumentar a hidratação da pele e melhorar o aspecto da celulite.

Entre os seus benefícios principais, o colágeno ajuda a dar força para várias estruturas do corpo, protege a pele e melhora a aparência das unhas e do cabelo.

 

Benefícios do Colagentek da Vitafor

 

  • Contém 9g de proteína de colágeno hidrolisado por dose;
  • Exclusiva formulação com precursores de colágeno;
  • Contem mix de vitaminas e minerais;
  • Versão Neutra livre de FODMAP´s;
  • Alta concentração de glicina, aminoácido importante na formação do colágeno.

 

Em casa de dúvidas, procure um nutricionista.

Fernando Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *