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Perguntas mais comuns sobre BCAA

1. Quais os efeitos e benefícios?

 

  • O principal papel dos BCAA é na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação.
  • Durante os exercícios com pesos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular. O uso do BCAA pode amenizar essas perdas.
  • O BCAA também estimula e eleva a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, e que com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, e permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

 

Leia também: Tomar BCAA Antes ou Depois do Treino?

 

2. BCAA engorda?

 

Como dito anteriormente, por ser composto por aminoácidos (e não proteínas em si) ele não contém calorias e portanto, não engorda. Porém, isso também deve ser considerado na montagem de uma dieta, pois ele não pode ser considerado no total calórico.

 

3. BCAA ajuda na definição?

 

Ele até pode ajudar, por não conter calorias. Porém, sem uma dieta equilibrada e um treino pensado neste sentido, de nada vai adiantar você ingerir BCAA.

 

4. Todos precisam de BCAA?

 

Depende muito de cada caso. Em determinados suplementos como o Whey Protein já contém doses significativas destes aminoácidos, tornando a sua utilização desnecessária. Mas tudo vai depender de cada pessoa e de cada objetivo.

 

5. O BCAA aumenta a retenção hídrica?

 

Por ser composto apenas por aminoácidos, que são o que formam os tecidos, não existe qualquer hipótese do BCAA ser responsável pela retensão hídrica.

 

6. Cápsula, liquido ou BCAA em pó, qual a melhor escolha?

 

Alguns fabricantes informam que a pureza na versão em pó é maior que nas versões liquidas e em cápsulas, já que não precisa de excipientes no processo de fabricação (como no caso das em cápsulas), a concentração por grama do produto acaba sendo maior e sua absorção mais rápida do que se comparado com os comprimidos, que ainda precisam ser digeridos. Seu preço também é reduzido o que acaba sendo o melhor custo benefício no final das contas. As únicas vantagens nas opções em cápsulas/comprimidos e liquido, certamente são no quesito facilidade em se consumir, pela praticidade na correria do dia a dia.

 

7. Posso tomar BCAA junto com outros suplementos ou termogênicos?

 

Muitos Whey Protein de qualidade já possuem ótima quantidade de BCAA’s em sua composição, então não tem necessidade de tomar os 2 juntos. Mas mesmo assim, caso queira combinar o BCAA com outra proteína concentrada, o BCAA pode ser consumido antes do treino e depois do treino tomar sua proteína escolhida, seja Albumina, Caseína, Soy Protein ou até mesmo o Whey Protein. Também pode ser consumido o suplemento BCAA com outros aminoácidos como Glutamina, Creatina, Arginina entre outros. O BCAA pode ser consumido em conjunto com termogênicos e emagrecedores.

 

Vale destacar que esse artigo é apenas informativo! Antes de iniciar o uso de suplementos ou termogênicos, consultar um nutricionista esportivo, só ele será capaz de avaliar suas reais necessidades para o uso de suplementos nutricionais.

 

Bons treinos!

Fernando Henrique

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