0

Principais dúvidas sobre Colágeno

O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo, mas que também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.

 

Leia também: Para que serve o colágeno?

 

1. Com que idade é necessário repor essa proteína?

A partir de 30 anos é importante a suplementação da proteína, pois até essa idade, nosso organismo produz normalmente o colágeno. Com o passar dos anos, temos uma queda na produção do colágeno e os efeitos dessa baixa produção, podem ser sentido na pele, unhas e cabelos, principalmente.

 

2. Por que a mulher é a mais prejudicada pela falta de colágeno?

As mulheres, normalmente já apresentam uma menor quantidade de colágeno no organismo, se comparado com os homens. Além disso, no período de climatério/menopausa, ocorre uma diminuição significativa na produção do colágeno e por volta dos 50 anos, a mulher produz em média apenas 35% de colágeno.

 

3. Como repor o colágeno?

O colágeno está presente normalmente nos alimentos de origem animal, em especial as carnes vermelhas. Contudo, ingerir uma grande quantidade desses alimentos pode não ser uma boa idéia, devido a necessidade de uma grande quantidade desses alimentos para garantir a recomendação diária dessa proteína e o excesso de gorduras saturadas, calorias, entre outros fatores.

 

4. Qual a quantidade diária e o melhor horário para consumir essa proteína?

Os estudos científicos recomendam um consumo diário de 8 a 10g de colágeno hidrolisado. Por ser hidrolisado (pré digerido), o colágeno por ser consumido em qualquer horário do dia, pois a absorção será excelente.

 

5. Quais são os hábitos de vida que destroem as fibras de colágeno?

Uma alimentação rica em açúcares, exposição ao sol de forma inadequada ou sem proteção e pouca atividade física podem comprometer a formação de novas fibras de colágeno e destruir o colágeno já existente. Outro fator extremamente nocivo é o tabagismo. Mulheres que fumam, normalmente tem uma pele mais envelhecida e com manchas, se comparado as não fumantes.

 

Atenção ao período de inverno

 

A tendência no inverno é que nossa alimentação sofra algumas mudanças, como a diminuição do consumo de água, frutas, legumes e verduras. A hidratação oral seja com água, sucos ou chás é importantíssima para garantir uma pele bonita (e muitos outros benefícios). Além disso, não podemos esquecer a hidratação externa da pele e o uso de um bom filtro solar, também no período de inverno.

Fernando Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *