0

Tipos de Whey Protein

O Whey Protein (proteínas do soro) apresenta rápida absorção, aumento temporário nos níveis de aminoácidos no sangue e sinalização para síntese proteica no músculo. Tem excelente perfil de aminoácidos, principalmente o leucina, que favorece o anabolismo muscular.

Hoje em dia temos uma infinidade de marcas e tipos de Whey Protein. Com a procura e o consumo desse suplemento aumentando cada vez mais, saber diferenciar é essencial para você alcançar bons resultados.

 

Os tipos de Whey Proteino

 

A diferença ocorre pelo processo que é produzido, isso interfere na pureza da proteína, na absorção e claro no preço. Porém, sabendo como e quando tomar sua proteína, nunca será um desperdício e você poderá aproveitar o máximo do seu Whey Protein. Veja as diferenças:

 

Pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídeos. Um bom Whey Concentrado contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras. É mais utilizado como aditivo alimentar, devido seu baixo custo e processo de fabricação. Não é indicado para intolerantes à lactose. É a forma mais barata e rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.

 

É a forma de Whey mais pura, sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza, sendo removidos à lactose e gorduras. Além disso, a maioria das Wheys Isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima.

 

O processo de hidrólise consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas. Entretanto, este processo de hidrólise pode estar presente na forma de Whey Protein Concentrada (que terá lactose) e na forma isolada. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e mineiras. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado.

 

Existe benefício da utilização da forma isolada para a concentrada?

 

Há um limite máximo de estímulo à síntese proteica desempenhada pela ingestão de proteínas que parece estar entre 20 a 30g. Aumentar doses de suplementação não potencializa a síntese proteica.

O importante é fazer uma correção na proporção utilizada do Whey Concentrado, escolher uma marca que tenha boa proporção de proteína, para que seja alcançada a dose de 20g a 30g. O custo da proteína isolada é muito mais caro do que da concentrada, e só há verdadeiro benefício para indivíduos com sensibilidade ou intolerância à lactose.

Assim é mais fácil escolher o ideal pra você. Se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, procure um nutricionista.

Fernando Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *