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Tomar shakes antes ou depois do treino?

Os shakes de proteína são os suplementos mais populares no mercado e amplamente consumidos por atletas. Sabe-se que a proteína é excelente para a saúde de uma forma geral e auxilia na reparação muscular e construção de células.

Porém, uma dúvida bastante comum entre os atletas e frequentadores de academia é se é melhor tomar proteína antes ou depois do treino. Essa resposta pode depender de vários fatores.

 

Shakes para antes do treino

 

Antes de um treino, o seu foco principal deve ser na quantidade de carboidratos, ou seja, de glicogênio no organismo. Os carboidratos são digeridos mais rápido do que a proteína e gordura, por isso, são as fontes prioritárias do seu corpo para obtenção de energia, de modo que deve ser a base de sua refeição pré-treino. No entanto, a adição de proteína e carboidratos ao pré-treino pode contribuir para aumentar a sua força nos treinos e trazer mudanças favoráveis ​​na composição corporal em comparação a consumir apenas carboidratos.

 

Shakes para depois do treino

 

Quando você treina, seu corpo quebra as proteínas e, portanto, consequentemente, a síntese de proteína diminui. Seu corpo também usa os estoques de carboidratos, resultando em níveis mais baixos de glicogênio. Uma dose de proteína pós-treino ajuda a garantir um equilíbrio proteico positivo, o que é vital para o crescimento muscular.

 

Especificações na escolha do shake

 

Desenvolvimento muscular

Ingerir a proteína pré-treino, principalmente se optar pelos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), pode te ajudar a desenvolver os músculos durante o treinamento. BCAAs não necessitam ser processados pelo fígado depois de serem absorvidos, por isso são automaticamente enviados à corrente sanguínea ajudando na construção muscular. Isso é fundamental porque o exercício provoca a degradação e oxidação de BCAAs. Fornecer BCAAs para os músculos irá ajudar a evitar a catabolização da musculatura e a fadiga.

 

Aumentar a síntese proteica

Ingerir a proteína antes do treino pode aumentar a quantidade de aminoácidos e captação dos músculos durante o treinamento. A proteína líquida pode ser a mais indicada nesse caso por ser rapidamente absorvida, especialmente se for logo antes do treinamento.

 

Queimar mais calorias

Tomar uma medida de whey protein antes de treinar pode ajudar a queimar calorias. Isso porque causa mais efeitos metabólicos como modificar os substratos (fontes de energia) utilizados durante o exercício.

 

Efeito prolongado

Ao tomar proteína antes do treino há um prolongamento dos nutrientes no organismo. Depois de ingeri-la, a síntese de proteína muscular pode permanecer elevada durante 3 horas. Isso significa que a proteína pré-treino permite que você melhore seu desempenho. Você pode obter benefícios dos aminoácidos no sangue durante o treino e depois do treino, pois mesmo ao final da série de exercícios, as taxas de síntese proteica continuarão elevadas. Essa elevação de aminoácidos no sangue também irá ajudar a evitar a quebra muscular excessiva pós-treino, o que está diretamente relacionado à redução do cortisol no organismo.

 

Queima de gordura

Tomar proteína (especificamente BCAAs) antes de um treino é extremamente benéfico. O consumo de BCAAs pré-treino, especialmente quando os níveis de glicogênio são baixos no caso de uma dieta dessa, leva a um aumento da oxidação de gordura (queima de gordura) durante o exercício de alta intensidade como intervalo de formação ou treinamento de resistência metabólica.

 

Mas é muito importante que na refeição antes do seu treino você também tenha proteínas. Pode ser vindas do peito de frango, peito de peru, ovos, peixe, etc. A escolha da proteína em pó depois do treino é melhor quando você garante proteínas antes do treino também. Se esse não fosse o caso, valeria a pena você tomar a proteína antes de malhar, já que a síntese de proteínas continuaria mesmo após o treino.

Você pode se suplementar ou adquirir as proteínas de alimentos como carne, peixe, soja, ovos e leite. Verifique se o seu shake de proteína se adapta às suas necessidades de calorias e proteínas para não comprometer ou exceder sua dieta alimentar.

Consulte o seu médico antes de introduzir quaisquer suplementos em sua dieta. Bons treinos!

Fernando Henrique

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