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Tudo sobre o Whey Protein Isolado

 

Um suplemento bastante famoso e muito utilizado por diversos atletas é o Whey Protein. Um suplemento muito nutritivo e contém uma grande quantidade de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo e precisamos ingeri-los através dos alimentos. Seus principais efeitos se dá na construção muscular, redução das taxas de gordura corporal e melhora no desempenho durante os treinos.

 

Qual é a diferença do Whey Protein Comum e o Isolado?

 

A grande diferença entre o Whey Protein Comum e o Isolado é a quantidade de proteínas. Assim, como o próprio nome já deixa subtendido, a versão isolada consegue oferecer cerca de 90 a 98% de proteína pura de elevado valor biológico (as proteínas são facilmente absorvidas pelo organismo e melhor aproveitadas pelos músculos) e podem chegar a ter 0% ou praticamente nenhum carboidrato, lactose ou gordura. É considerado uma excelente fonte de BCAA, um tipo de proteína de cadeia ramificada que é essencial para a recuperação muscular.

 

Quais as vantagens e benefícios?

 

A vantagem mais importante é a sua grande concentração de proteínas de elevado valor biológico. Ele consegue suprir as demandas do nosso corpo com grande eficácia e ainda pode ser utilizado para outros fins terapêuticos e estéticos.

Seus principais benefícios são:

 

  • Ajuda na perda de peso: as proteínas são nutrientes que conseguem oferecer maior saciedade quando comparadas aos carboidratos e às gorduras.
  • Sarcopenia: é uma situação onde ocorre a perda de massa muscular, chegando até mesmo a ocorrer a atrofia muscular.
  • Pós-operatório: uma boa opção para suplementar a alimentação de que acabou de passar por uma cirurgia, além de atenuar a perda de massa muscular, o Whey Protein Isolado ajuda na cicatrização de feridas e queimaduras.
  • Definição e ganho de massa muscular: Certamente é um dos melhores suplementos para o ganho de massa muscular, já que a grande quantidade de proteínas de alto valor biológico presentes em sua composição, auxiliam muito quem busca a hipertrofia.
  • Ausência de lactose: Esse é um benefício que interessa principalmente àqueles que possuem intolerância à lactose, ou seja, eles não possuem quantidades suficientes da enzima lactase, responsável pela quebra dessa molécula em glicose e galactose para que esses açúcares possam ser absorvidos pelo nosso organismo.

 

Para quem é indicado?

 

O Whey Protein Isolado é mais recomendado para atletas, fisiculturistas e pessoas que praticam atividade física em geral, ou seja, praticantes de musculação que desejam maior definição muscular, pois este suplemento possui praticamente zero de carboidratos e gorduras, acaba sendo mais indicado nesse período onde a dieta do atleta  precisa ter reduções calóricas. Mas também, pode ser recomendado para pessoas que tenham alguma dificuldade de absorção de proteínas, uma deficiência que pode ser genética. Em qualquer dos casos, para saber qual a quantidade ideal que deve ser ingerida você deve consultar um nutricionista.

 

Como tomar Whey Protein Isolado?

 

O ideal é fazer o cálculo baseado no seu peso. A quantidade deve ser calculada com base em 1,2 g de proteínas para cada quilo de peso ou conforme orientação profissional. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg deve consumir 84g de proteínas por dia de acordo com essa medida. Além disso, normalmente, a quantidade ideal vem escrita no rótulo do produto que você pode seguir desde que sejam marcas confiáveis.

A melhor forma de consumir a Whey Protein Isolado é misturando com água (promovendo assim maior rapidez na absorção das proteínas). Porém, também pode ser usado para fazer shakes, misturado com iogurtes, saladas de frutas, sucos e outros produtos. Hoje em dia é muito comum ver receitas de bolinhos, biscoitos, pães e outros alimentos, até mesmo brigadeiro, feitos com este suplemento.

Fernando Henrique

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