0

Vitamina D

As Vitaminas são de extrema importância para o organismo dos seres humanos , e a Vitamina D não é uma exceção, dentre alguns de seus benefícios, está vitamina favorece a absorção de cálcio, fortalecendo assim os ossos e os dentes, além de evitar doenças graves, como o raquitismo e a osteoporose. Além disso, diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca e a tensão pré-menstrual.

Características da Vitamina D

A vitamina D tem por sua característica ser um percursor  hormonal que é fundamental para o corpo, e a sua falta pode gerar várias complicações. Pois, a vitamina D é responsável pelo controle de  270 genes. A fonte principal para produzir a vitamina ocorre através da exposição ao sol, já que os raios ultravioletas de tipo B, UVB, ativam a síntese de tal substância.

Benefícios da Vitamina D

  • Fortalecimento dos ossos: Esta vitamina é essencial para o cálcio ser absorvido por ossos.
  • Proteção do Coração: A vitamina D tem participação em controlar contrações do músculo cardíaco, importantes para bombeamento de sangue ao corpo. E, a mesma possibilita relaxamento de vasos sanguíneos, e tem influência em produzir hormônio regulador de pressão arterial principal, renina.
  • Segurança na gravidez: A vitamina D é de grande importância para as grávidas. No trimestre inicial a ausência desta vitamina pode acarretar abortos. Nas situações de abortos múltiplos no começo da gestação, é possível que o sistema imunológico da gestante esteja apresentando rejeição a implantar o embrião. Já que a vitamina D tem atuação no sistema imunológico, a mesma pode solucionar tal problema. E, no fim da gestação, a falta da vitamina D pode gerar pré-eclâmpsia, enfermidade em que a mãe desenvolve hipertensão. Pois, tal substância tem influência em produzir renina, hormônio principal para regular pressão arterial.
  • Favorável aos Músculos: A vitamina D favorece a força muscular, assim, sua falta acarreta perder tal força e aumento da chance de quedas e fraturas

Quando há baixa concentração de desta vitamina no organismo, há a aparição de alguns sintomas, como por exemplo: diminuição de fósforo e cálcio no sangue, irritabilidade, inquietação, anorexia, suor excessivo (em algumas crianças), osteoporose (nos idosos), raquitismo, pernas tortas, fraqueza muscular. Além de tudo isso, o sistema imunológico pode ficar enfraquecido, aumento do risco de desenvolver alguns tipos de câncer, diminuição do crescimento e queda de cabelo.

Quantidade recomendada

A recomendação aos indivíduos com peso superior a 50 quilos é ingerir entre 5.000 e 10.000 unidades da vitamina D. O mesmo tem coerência às grávidas e lactantes.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais, na situação de ingerida dentro das porções de recomendação, a vitamina D não apresenta efeitos colaterais. No entanto, quando consumida excessivamente, pode ser prejudicial aos rins por gerar absorção do cálcio aumentada. Assim, é essencial que a ingestão além da recomendação de tal vitamina seja realizada com orientação médica.

Aonde encontrar Vitamina D

Apesar de a vitamina ser encontrada em itens de origem animal, tais alimentos não têm a porção de vitamina D necessária ao organismo. Assim, para que a carência da substância seja evitada, é indicado se expor de 15 a 20 minutos ao sol diariamente. Os braços e pernas devem ter exposição, já que a quantidade da vitamina D que terá absorção é de acordo com a quantidade de pele em exposição. Com a exposição ao sol para obtenção da vitamina D é essencial não usar o filtro solar.

Os alimentos Ricos de Vitamina D

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Peixes
  • Ostras
  • Bife de fígado
  • Produtos lácteos fortificados
  • Gema do ovo
  • Suco de laranja

Suplementação de Vitamina D

Caso você esteja em falta de vitamina D existe um meio mais rápido de conseguir suprir essa necessidade com suplementação, a penas podem ser ingeridos depois de receber orientação profissional ao consumo destas doses a mais. Em determinados tratamentos, as superdoses são orientadas da vitamina D, assim, uma porção além do que é geralmente indicado. No mercado de suplementação exitem vitamina D em cápsulas e em gotas, algumas tem sabores para facilitar a ingestão.

 

Corpo Fit Suplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *